segunda-feira, 19 de setembro de 2016

PLANO DE AULA - CONTIG 60





Disciplina: Matemática
Professores: Bruno, Isabela, Jennifer, Jessica e Pamela
Conteúdo: Expressões Numéricas
Carga horária: 4 aulas
Turma: 6° ano
Data: 24/08/2016

1.                  Objetivos
Rever o conteúdo dado anteriormente (as quatro operações básicas: adição, subtração, multiplicação e divisão) e continuar desenvolvendo o cálculo mental, realizando agora operações quando estas aparecerem juntas. Ou seja, resolver expressões numéricas ou aritméticas, como são chamadas.

2.                  Conteúdo
Operações básicas e expressões numéricas

3.                  Procedimentos Didáticos

Iniciar dizendo aos alunos que após terem trabalhado o conteúdo de operações básicas, vão realizar uma atividade através de uma jogo, o “CONTIG 60”, jogo no qual foram demorados anos para sua finalização devido suas regras e características.
Entregar aos alunos os materiais e explicar as regras do jogo deixando que os alunos se familiarizem com o material e em seguida explicando as regras.
Dar início as atividades ficando o professor disponível para tirar quaisquer dúvidas que surgirem no decorrer da atividade.

4.                  Recursos
- Três dados por jogo
- 25 fichas de uma cor e 25 fichas de outra cor
- Tabuleiro ou folha impressa com a sequência numérica

5.                  Procedimentos de Avaliação
A principal importância do jogo e da socialização é garantir a aprendizagem do aluno, portanto a forma mais adequada de avaliação nesta aula é analisar o pensamento e desenvolvimento do aluno durante a atividade, pois assim o professor sabe o que o aluno entendeu e como ele pensa sobre o assunto podendo intervir pedagogicamente de acordo com as necessidades da turma.
Os registros das atividades (ver roteiro ao final) feitos pelos alunos serão também analisados.



6.                  Bibliografia
- GRANDO. R.C “O conceito matemático e o uso de jogos nas aulas” Campinas, SP : [s.n.], 2000.
-  GRANDO. R.C “A construção do conceito matemático no jogo”, Campinas; SP, 2014.
- GRANDO. R.C “A concepção quanto ao uso de jogos” Revista de Educação Matemática- Vol 10, n° 12, 2007.
- Apostila Anglo, Ensino Fundamental – 5° ano.



Roteiro
Para resolver as situações propostas, considere o tabuleiro do jogo Contig 60 e os três dados.

1)                 Observe o seu tabuleiro para responder os itens abaixo:
a) Qual é o menor número que existe no tabuleiro? Com os números 3 e 4 você consegue obter esse número? Justifique sua resposta.
b) Qual é o maior número que existe no tabuleiro?

2)                 Quais números nos dados e quais operações são necessárias para que você obtenha o resultado 12? Escreva 4 possibilidades.

3)                 Responda as questões:
a) Usando apenas adições, qual é o maior número do tabuleiro que se pode obter? Escreva a sentença matemática correspondente.
b) Usando apenas subtrações, qual é o maior número do tabuleiro que se pode obter? Escreva a sentença matemática correspondente.
c) Usando apenas multiplicações, qual é o maior número do tabuleiro que se pode obter? Escreva a sentença matemática correspondente.
d) Usando apenas divisões, qual é o maior número do tabuleiro que se pode obter? Escreva a sentença matemática correspondente.

4)                 Lucas e Vitor, na sua vez de jogar, tiraram nos dados os números 3, 4 e 6.
a) Escreva 5 possibilidades de resultados com esses valores.
b) Suponha que o tabuleiro esteja com as casas 9, 12, 15, 31, 36, 66 e 75 ocupadas.
     - Qual é o maior número de pontos que a dupla pode fazer?
     - Para isso, em qual casa colocarão sua ficha?

5)                 Em outra partida, é a vez de Alexander e Fábio jogarem. Eles estão com a ficha vermelha e já ocuparam as casas 7, 66, 144 e 180. As casas 5, 8, 11, 34 e 150 estão ocupadas com as fichas azuis de outra dupla.

Para ganhar o jogo, que valores eles precisam tirar nos dados? E que operações precisam fazer?



ANEXOS



                                                                         Tabuleiro

http://image.slidesharecdn.com/11contig60-140418031650-phpapp01/95/11-contig-60-3-638.jpg?cb=1397791082

Fonte: http://image.slidesharecdn.com/11contig60-140418031650-phpapp01/95/11-contig-60-3-638.jpg?cb=1397791082


Regras do Jogo Contig 60

1)                 O jogo é realizado com duas duplas.

2)                 Cada dupla escolhe uma cor de ficha para usar.

3)                 Na sua vez de jogar, a dupla deve lançar os três dados e realizar operações aritméticas com os números obtidos, para escolher em qual casa do tabuleiro colocará sua ficha. Poderão ser realizadas as operações de adição, subtração, multiplicação ou divisão.

4)                 Em seguida, a dupla escolhe um dos resultados obtidos nas operações realizadas e coloca uma ficha sobre esse número, no tabuleiro.

5)                 A dupla marca 1 ponto cada vez que a ficha ficar em uma casa vizinha à outra que já tenha uma ficha (horizontal, vertical, diagonal). Não importa a cor da ficha, ou seja, se ela é da própria dupla ou dos adversários. Importa ocupar a casa ao lado. Assim, a dupla poderá marcar 1, 2, 3, 4 … pontos quantas forem as fichas vizinhas à casa escolhida como resultado.
Por exemplo,se, no tabuleiro, as casas 29, 30 e 55 (observe que são 3 casas vizinhas de 60) estiverem ocupadas e os pontos nos dados permitirem obter o resultado 60, a dupla marcará 3 pontos.
Não esquecer de marcar os pontos da dupla na folha de papel.

6)                 Se a dupla não conseguir encontrar um resultado cuja casa esteja vazia, ela passa a vez. Se a dupla adversária conseguir encontrar uma casa para colocar sua ficha, com os mesmos valores, poderá fazê-lo, ganhando o dobro do número de pontos. E ainda terá o direito á sua própria vez de jogar.

7)                 Ganha o jogo a dupla que primeiro conseguir marcar 10 pontos ou colocar 5 fichas suas seguidas na horizontal, vertical ou diagonal.

2 comentários:

  1. Plano bem elaborado, jogo atendendo os objetivos e os procedimentos de avaliação também adequados aos objetivos e à atividade do jogo. Parabéns!

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