Disciplina: Matemática
Professores: Bruno, Isabela, Jennifer, Jessica e Pamela
Conteúdo: Expressões Numéricas
Carga horária: 4 aulas
Turma: 6° ano
Data: 24/08/2016
1.
Objetivos
Rever o conteúdo dado anteriormente (as quatro
operações básicas: adição, subtração, multiplicação e divisão) e continuar
desenvolvendo o cálculo mental, realizando agora operações quando estas
aparecerem juntas. Ou seja, resolver expressões numéricas ou aritméticas, como
são chamadas.
2.
Conteúdo
Operações básicas e expressões numéricas
3.
Procedimentos Didáticos
Iniciar dizendo
aos alunos que após terem trabalhado o conteúdo de operações básicas, vão
realizar uma atividade através de uma jogo, o “CONTIG 60”, jogo no qual foram
demorados anos para sua finalização devido suas regras e características.
Entregar aos
alunos os materiais e explicar as regras do jogo deixando que os alunos se
familiarizem com o material e em seguida explicando as regras.
Dar início as
atividades ficando o professor disponível para tirar quaisquer dúvidas que
surgirem no decorrer da atividade.
4.
Recursos
- Três dados por
jogo
- 25 fichas de
uma cor e 25 fichas de outra cor
- Tabuleiro ou
folha impressa com a sequência numérica
5.
Procedimentos de Avaliação
A principal
importância do jogo e da socialização é garantir a aprendizagem do aluno,
portanto a forma mais adequada de avaliação nesta aula é analisar o pensamento
e desenvolvimento do aluno durante a atividade, pois assim o professor sabe o
que o aluno entendeu e como ele pensa sobre o assunto podendo intervir
pedagogicamente de acordo com as necessidades da turma.
Os registros das
atividades (ver roteiro ao final) feitos pelos alunos serão também analisados.
6.
Bibliografia
- GRANDO.
R.C “O conceito matemático e o uso de jogos nas aulas” Campinas, SP :
[s.n.], 2000.
- GRANDO. R.C “A construção do conceito
matemático no jogo”, Campinas; SP, 2014.
- GRANDO. R.C “A
concepção quanto ao uso de jogos” Revista de Educação Matemática- Vol 10,
n° 12, 2007.
- Apostila Anglo,
Ensino Fundamental – 5° ano.
Roteiro
Para
resolver as situações propostas, considere o tabuleiro do jogo Contig 60 e os
três dados.
1)
Observe o seu tabuleiro para responder os itens
abaixo:
a) Qual é o menor número que existe
no tabuleiro? Com os números 3 e 4 você consegue obter esse número? Justifique
sua resposta.
b) Qual é o maior número que existe
no tabuleiro?
2)
Quais números nos dados e quais operações são
necessárias para que você obtenha o resultado 12? Escreva 4 possibilidades.
3)
Responda as questões:
a) Usando apenas adições, qual é o
maior número do tabuleiro que se pode obter? Escreva a sentença matemática
correspondente.
b) Usando apenas subtrações, qual é
o maior número do tabuleiro que se pode obter? Escreva a sentença matemática
correspondente.
c) Usando apenas multiplicações,
qual é o maior número do tabuleiro que se pode obter? Escreva a sentença
matemática correspondente.
d) Usando apenas divisões, qual é o
maior número do tabuleiro que se pode obter? Escreva a sentença matemática
correspondente.
4)
Lucas e Vitor, na sua vez de jogar, tiraram nos
dados os números 3, 4 e 6.
a) Escreva 5 possibilidades de
resultados com esses valores.
b) Suponha que o tabuleiro esteja
com as casas 9, 12, 15, 31, 36, 66 e 75 ocupadas.
- Qual é o maior número de
pontos que a dupla pode fazer?
- Para isso, em qual casa colocarão sua ficha?
5)
Em outra partida, é a vez de Alexander e Fábio
jogarem. Eles estão com a ficha vermelha e já ocuparam as casas 7, 66, 144 e
180. As casas 5, 8, 11, 34 e 150 estão ocupadas com as fichas azuis de outra
dupla.
Para ganhar o jogo, que valores eles
precisam tirar nos dados? E que operações precisam fazer?
ANEXOS
Fonte: http://image.slidesharecdn.com/11contig60-140418031650-phpapp01/95/11-contig-60-3-638.jpg?cb=1397791082
Regras do Jogo Contig 60
1)
O jogo é realizado com duas duplas.
2)
Cada dupla escolhe uma cor de ficha para usar.
3)
Na sua vez de jogar, a dupla deve lançar os três
dados e realizar operações aritméticas com os números obtidos, para escolher em
qual casa do tabuleiro colocará sua ficha. Poderão ser realizadas as operações
de adição, subtração, multiplicação ou divisão.
4)
Em seguida, a dupla escolhe um dos resultados
obtidos nas operações realizadas e coloca uma ficha sobre esse número, no
tabuleiro.
5)
A dupla marca 1 ponto cada vez que a ficha ficar
em uma casa vizinha à outra que já tenha uma ficha (horizontal, vertical,
diagonal). Não importa a cor da ficha, ou seja, se ela é da própria dupla ou
dos adversários. Importa ocupar a casa ao lado. Assim, a dupla poderá marcar 1,
2, 3, 4 … pontos quantas forem as fichas vizinhas à casa escolhida como
resultado.
Por exemplo,se,
no tabuleiro, as casas 29, 30 e 55 (observe que são 3 casas vizinhas de 60)
estiverem ocupadas e os pontos nos dados permitirem obter o resultado 60, a
dupla marcará 3 pontos.
Não esquecer de
marcar os pontos da dupla na folha de papel.
6)
Se a dupla não conseguir encontrar um resultado
cuja casa esteja vazia, ela passa a vez. Se a dupla adversária conseguir
encontrar uma casa para colocar sua ficha, com os mesmos valores, poderá fazê-lo,
ganhando o dobro do número de pontos. E ainda terá o direito á sua própria vez
de jogar.
7)
Ganha o jogo a dupla que primeiro conseguir
marcar 10 pontos ou colocar 5 fichas suas seguidas na horizontal, vertical ou
diagonal.
Plano bem elaborado, jogo atendendo os objetivos e os procedimentos de avaliação também adequados aos objetivos e à atividade do jogo. Parabéns!
ResponderExcluirParabéns!
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