Desenvolver a
matemática no atual cenário da educação brasileira é um grande desafio para os
alunos e para o professor, visto que esta disciplina necessita de vários requisitos para
que a aprendizagem seja significativa, muitas vezes alguns professores recorrem a uma
contextualização forçada. Quando alguns conteúdos são associados
com jogos possibilitam uma motivação maior para o aluno aprender, afinal este,
abandonará o ambiente tradicional e entrará em um diferente e novo
refúgio, sendo então a aprendizagem uma consequência de uma nova experiência.
Realizar as conexões
entre os jogos e matemática, assim como outras disciplinas, visa-se à
independência do aluno na construção do conhecimento, acerca do conteúdo
proposto. Despertar a
vontade no aluno de entender a matemática, com o auxílio de jogos, um meio que
transforma o conhecimento em uma consequência de uma brincadeira, poderá ser
muito positivo, afinal é mais fácil o aluno lembrar-se de um jogo em que ele
participou do que de uma teoria que o professor expôs no quadro. Esse motivo
também pode ao mesmo tempo ser complicador, visto que os alunos podem não entender
os jogos como fins pedagógicos, ficando apenas significativo a ludicidade dos
jogos e não as reflexões que o mesmo traz consigo.
Com esta metodologia
de ensino o aluno poderá fazer as suas próprias deduções, tentativas,
experiências, a fim de construir uma aprendizagem sólida e significativa. Ao
utilizar jogos nas aulas de matemática, não é apenas dar um jogo qualquer,
ensinar as regras e deixar os alunos apenas brincando, é fazê-los questionar,
refletir e buscar respostas para aprender matemática por meio de jogos. Assim desenvolve-se o pensamento, raciocínio lógico e tomada de decisão. Porém cabe ao professor
explicitar os objetivos da aula com esse recurso e organizar a sala da maneira
adequada, isso exige um planejamento efetivo, considerando a individualidade de
cada aluno, da sala como um todo, a singularidade de cada jogo e a clareza que
os objetivos serão alcançados com o mesmo.
Nessas
atividades os alunos poderão trabalhar em equipes e refletir conjuntamente
sobre todos os resultados possíveis, desenvolvendo assim habilidades de
liderança e companheirismo. Porém é de grande significado aprender de
forma lúdica. Desde muito tempo há estudos sobre a utilização de jogos no
processo de aprendizagem e os resultados apontam que o jogo vem se tornado uma
forma de aprender com significado e de forma construtiva.
Para (Grando, 2000)
“Os Jogos
nas aulas de matemática são relevantes, centralmente, devido a sua
potencialidade para o desenvolvimento do pensar matemático, da criatividade e
da autonomia dos educandos.”(GRANDO, 2000)
Das pesquisas e
experiências adquiridas ao longo dos estudos, muitos autores mostram que o jogo
é uma possível motivação para os alunos aprender matemática, não se pode
generalizar o jogo como uma motivação já que cada aluno tem suas particularidades
e diferenças, mas sua relevância na aprendizagem é garantida.
Alguns momentos do
jogo são fundamentais e devem ser considerados para uma intervenção efetiva: Familiarização com o
material do jogo; Reconhecimento das regras; O “Jogo pelo jogo”: jogar para
garantir regras; Jogar com “competência”; Registro do jogo; Assimilação do jogo com o conteúdo proposto. A experiência da criação
do jogo como experiência educacional, foi construtiva para nossa formação, pois propiciou a saída da zona de conforto e desafiou nossa criatividade e imaginação.
Referências:
¹GRANDO. R.C “O conceito matemático e o uso de jogos nas
aulas” Campinas, SP : [s.n.], 2000.
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