segunda-feira, 19 de setembro de 2016

O CONHECIMENTO E O USO DE JOGOS NAS AULAS


Desenvolver a matemática no atual cenário da educação brasileira é um grande desafio para os alunos e para o professor, visto que esta disciplina necessita de vários requisitos para que a aprendizagem seja significativa, muitas vezes alguns professores recorrem a uma contextualização forçada. Quando alguns conteúdos são associados com jogos possibilitam uma motivação maior para o aluno aprender, afinal este, abandonará o ambiente tradicional e entrará em um diferente e novo refúgio, sendo então a aprendizagem uma consequência de uma nova experiência.
Realizar as conexões entre os jogos e matemática, assim como outras disciplinas, visa-se à independência do aluno na construção do conhecimento, acerca do conteúdo proposto. Despertar a vontade no aluno de entender a matemática, com o auxílio de jogos, um meio que transforma o conhecimento em uma consequência de uma brincadeira, poderá ser muito positivo, afinal é mais fácil o aluno lembrar-se de um jogo em que ele participou do que de uma teoria que o professor expôs no quadro. Esse motivo também pode ao mesmo tempo ser complicador, visto que os alunos podem não entender os jogos como fins pedagógicos, ficando apenas significativo a ludicidade dos jogos e não as reflexões que o mesmo traz consigo.
         Com esta metodologia de ensino o aluno poderá fazer as suas próprias deduções, tentativas, experiências, a fim de construir uma aprendizagem sólida e significativa. Ao utilizar jogos nas aulas de matemática, não é apenas dar um jogo qualquer, ensinar as regras e deixar os alunos apenas brincando, é fazê-los questionar, refletir e buscar respostas para aprender matemática por meio de jogos. Assim desenvolve-se o pensamento, raciocínio lógico e tomada de decisão. Porém cabe ao professor explicitar os objetivos da aula com esse recurso e organizar a sala da maneira adequada, isso exige um planejamento efetivo, considerando a individualidade de cada aluno, da sala como um todo, a singularidade de cada jogo e a clareza que os objetivos serão alcançados com o mesmo.
 Nessas atividades os alunos poderão trabalhar em equipes e refletir conjuntamente sobre todos os resultados possíveis, desenvolvendo assim habilidades de liderança e companheirismo. Porém é de grande significado aprender de forma lúdica. Desde muito tempo há estudos sobre a utilização de jogos no processo de aprendizagem e os resultados apontam que o jogo vem se tornado uma forma de aprender com significado e de forma construtiva.
Para (Grando, 2000)
“Os Jogos nas aulas de matemática são relevantes, centralmente, devido a sua potencialidade para o desenvolvimento do pensar matemático, da criatividade e da autonomia dos educandos.”(GRANDO, 2000)
                Das pesquisas e experiências adquiridas ao longo dos estudos, muitos autores mostram que o jogo é uma possível motivação para os alunos aprender matemática, não se pode generalizar o jogo como uma motivação já que cada aluno tem suas particularidades e diferenças, mas sua relevância na aprendizagem é garantida.
              Alguns momentos do jogo são fundamentais e devem ser considerados para uma intervenção efetiva: Familiarização com o material do jogo; Reconhecimento das regras; O “Jogo pelo jogo”: jogar para garantir regras; Jogar com “competência”; Registro do jogo;  Assimilação do jogo com o conteúdo proposto. A experiência da criação do jogo como experiência educacional, foi construtiva para nossa formação, pois propiciou a saída da zona de conforto e desafiou nossa criatividade e imaginação.





Referências:

¹GRANDO. R.C “O conceito matemático e o uso de jogos nas aulasCampinas, SP : [s.n.], 2000.

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