Foi realizada a leitura do artigo:
“Limites e possibilidades das TIC na educação” e proposto que cada dupla, ou
trio, destacasse as ideias principais do artigo. Utilizando o material
preparado deveria elaborar um Plano de Aula para a turma de Didática. Segue
abaixo as ideias principais com comentários da dupla e em seguida o Plano de Aula
proposto.
Limites
e possibilidades das TIC na educação
Introdução
Considera-se
que a introdução de novos meios tecnológicos no ensino irão produzir efeitos
positivos na aprendizagem, porque se pensa que os novos meios irão modificar o
modo como os professores estão habituados a ensinar e os alunos a aprender.
Comentário:
O uso de meios tecnológicos para o ensino, se usados de forma correta, trazem
benefícios tanto para os alunos quanto para os professores, pois facilita o
processo de aprendizagem dos alunos e ajudam os professores na hora de ensinar.
Definição
O que pensar ao falar sobre Tecnologia Educativa (TE),
Tecnologias Aplicadas à Educação, Tecnologias da Informação e Comunicação
(TIC), Novas Tecnologias da Informação (NTI) ou Novas Tecnologias da Informação
e Comunicação (NTIC), Literacia Informática e Educação Tecnológica?
O termo Tecnologia
Educativa tem já
alguma tradição no mundo anglo-saxônico. É um domínio da educação que teve a
sua origem nos anos 40 do século XX e foi desenvolvido por Skinner na década
seguinte com o ensino programado.
O termo não
se limita aos recursos técnicos usados no ensino, mas a todos os processos de concepção,
desenvolvimento e avaliação da aprendizagem.
É
influenciada pela teorização produzida no âmbito da psicologia da aprendizagem,
nomeadamente pelas teorias comportamentalistas e cognitivistas e mais
recentemente pelas teorias construtivistas.
Comentário:
A Tecnologia Educativa não se refere apenas aos recursos usados, mas todo o
processo de ensino-aprendizagem. Por isso que o ensino programado de Skinner é
considerado como uma Tecnologia Educativa, pois era apresentado o conteúdo em
unidades simples, no qual ele observava o retorno dos alunos, avaliando o que
influenciava no ato de estudar.
O termo Tecnologias
Aplicadas à Educação pode
ser considerado sinônimo de Tecnologias
Educativas, pois se trata de aplicações da tecnologia, qualquer que ela
seja, aos processos envolvidos no funcionamento da educação, incluindo a aplicação
da tecnologia a gestão financeira e administrativa ou a outro qualquer
processo, incluindo, como e obvio o processo educativo ou instrutivo
propriamente dito.
O termo Tecnologias
da Informação e Comunicação
(TIC) refere-se à conjugação da tecnologia computacional ou informática com a tecnologia das telecomunicações e tem na Internet e
mais particularmente na World Wide Web (WWW) a sua mais forte expressão. Quando estas tecnologias são
usadas para fins educativos,
nomeadamente para apoiar e melhorar
a aprendizagem dos alunos e desenvolver
ambientes de aprendizagem podem considerar as TIC como um subdomínio da Tecnologia Educativa.
Comentário:
Pode-se ver que a Tecnologia Educativa engloba vários outros tipos de
tecnologias como as Tecnologias Aplicadas à Educação, que é a tecnologia para a
educação usada para o funcionamento da instituição para um bom processo
educativo, e as Tecnologias da Informação e Comunicação, usadas na educação ajudando
os alunos com os ambientes de aprendizagem.
Os
termos Novas Tecnologias da Educação (NTI) e Novas Tecnologias
da Informação e Comunicação (NTIC) parecem-me redundantes, pois a referencia a novidade nada
acrescenta a delimitação e clarificação do domínio.
O termo Literacia
Informática pode ser
definido como “o conjunto de conhecimentos, competências e atitudes em relação
aos computadores que levam alguém a lidar com confiança com a tecnologia
computacional na sua vida diária” (McInnerney, McInnerney & Marsh; Soloway,
Turk & Wilay, citados por Tsai & Tsai, 2003, p. 48). O objetivo da literacia
informática deveria ser apoiar os professores e os estudantes a iniciar ou
melhorar as suas competências e conhecimentos nesta área, desenvolver atitudes
positivas face ao computador e a Internet e diminuir a ansiedade face ao seu
uso e aprendizagem.
Comentário: A
Literacia Informática seria o saber tecnológico, saber como lidar com as
tecnologias, isso se torna indispensável para o professor que queira usar
desses meios para melhorar o aprendizado do aluno, pois deve ter confiança,
para o melhor uso da tecnologia.
Educação Tecnológica. Este e um conceito mais amplo do
que o anterior, pois implica “saber usar” a tecnologia e ainda analisar a sua evolução
e repercussão na sociedade. Supõe ainda desenvolver um discurso racional sobre
as tecnologias. Como refere Postman (2002), “A educação tecnológica não e uma
disciplina técnica. E um ramo das humanidades” (p. 218). Uma verdadeira educação
tecnológica só o e quando se ensina aos estudantes a historia das diferentes
tecnologias (iluminuras, alfabeto, prensa tipográfica… computadores e Internet)
e dos seus criadores, dos seus efeitos econômicos, sociais e psicológicos e
ainda de como elas refizeram o mundo e continuam a refazê-lo. Igualmente será necessário
mostrar como as tecnologias “criam novos mundos, para o bem e para o mal” (Postman,
2002, p. 219).
Comentário: Os
alunos devem conhecer a história da tecnologia, para entender o processo da sua
evolução, ajudando no entendimento de suas utilidades, ajudando assim na forma
de usá-la.
A
tecnologia e os processos de ensino e aprendizagem
A estratégia
de acrescentar a tecnologia às atividades já existentes na escola e nas salas
de aula, sem nada alterar nas praticas habituais de ensinar, não produz bons resultados
na aprendizagem dos estudantes (cf. De Corte, 1993; Jonassen, 1996; Thompson,
Simonson & Hargrave, 1996, entre outros). A primeira razão de não usar a tecnologia prende-se com a falta de proficiência
que a maioria dos professores manifesta no uso das tecnologias. Vários estudos
tem revelado que a maioria dos professores considera que os dois principais obstáculos
ao uso das tecnologias nas praticas pedagógicas são a falta de recursos e de formação
(cf. Paiva, 2002; Pelgrum, 2001; Silva, 2003; entre outros).
A
segunda razão prende-se com o fato da integração inovadora das tecnologias
exigir um esforço de reflexão e de modificação de concepções e praticas de
ensino, que grande parte dos professores não esta disponível para fazer.
Alterar estes aspectos não e tarefa fácil, pois e necessário esforço,
persistência e empenhamento.
Os efeitos
positivos só se verificam quando os professores acreditam e se empenham de “corpo
e alma” na sua aprendizagem e domínio e desenvolvem atividades desafiadoras e
criativas, que explorem ao máximo as possibilidades oferecidas pelas
tecnologias. E para isto e necessário que os professores as usem com os alunos:
a) como novos formalismos para tratar e representar a informação; b) para apoiar
os alunos a construir conhecimento significativo; c) para desenvolver projetos,
integrando (e não acrescentando) criativamente as novas tecnologias no currículo.
A
aprendizagem tem vários processos, sendo alguns deles:
Uma aprendizagem
cumulativa implica
que os novos conhecimentos são adquiridos com base nas aprendizagens realizadas
anteriormente (Gagne, 1975).
A aprendizagem
ser autorregulada significa
que os professores devem apoiar os alunos a desenvolver estratégias de aprendizagem
de modo a adquirirem hábitos de estudo e de trabalho intelectual, e ainda padrões
de correção do seu próprio trabalho, de modo à progressivamente se irem
autonomizando da tutela do professor (cf. Brown, 1987; Collins & Brown,
1988).
Aprendizagem ser orientada para determinados objetivos implica que o conhecimento, por
parte dos
alunos, das finalidades ou metas a atingir em cada situação
de aprendizagem, facilita o processo de construção
de conhecimento, pois imprime uma intencionalidade e direção
(cf. Bruner, 1999). Tem ainda a vantagem de motivar os alunos para alcançar
os objetivos enunciados, garantindo uma maior
capacidade de vencer os obstáculos que se encontram
em qualquer processo de aprendizagem (cf.
Gagne, 1984; Lemos, 2005).
A aprendizagem
ser situada significa
que o seu sentido advém do contexto onde foi realizada. São os contextos que
facilitam ou, pelo contrario, dificultam a aplicação dos conhecimentos.
Dizer
que a aprendizagem é colaborativa significa que esta se faz em contextos de praticas sociais que
implicam a colaboração entre iguais e destes com os adultos que, em principio,
se tornam os tutores que modelam progressivamente determinados conhecimentos e
atitudes.
Como vemos
não e suficiente introduzir os computadores e a Internet nas escolas para se
começarem a obter resultados positivos na aprendizagem dos alunos. E ainda necessário
refletir sobre o que a torna efetiva e modificar a organização dos espaços e
das atividades curriculares de modo a que estas novas ferramentas possam apoiar
a aquisição de conhecimento disciplinar significativo.
Comentário:
Para se usar a tecnologia no ensino se deve primeiro ter recursos para a
utilização do mesmo e os professores devem ter noção do funcionamento de tal
tecnologia a ser utilizada. Depois se deve ter todo o empenho necessário para
que as mudanças sejam não apenas no método de ensino e sim em todo o processo
que vai desde a elaboração até sua avaliação. Seguindo esses passos se obtém
bons resultados, melhorando a aprendizagem dos alunos, pois se mudar apenas o
método de ensino, se introduzir apenas a internet ou até mesmo os computadores
não se tem um bom retorno.
Observando os vários tipos de
aprendizado vemos que cada um pode ser usado em determinados momentos. A
importância de conhecê-los é a de ajudar na elaboração de planos de aula, por
exemplo, que utilizará um método tecnológico, assim deixando bem claro qual
tipo de aprendizagem será utilizada, melhorando o método de avaliação ficando
mais fácil ver se os objetivos foram alcançados.
Conclusão
O uso efetivo
da tecnologia nas escolas, nomeadamente nas salas de aula e no desenvolvimento de
ambientes virtuais de aprendizagem, é ainda um privilegio de alguns docentes e
alunos. As variáveis que parecem ter mais influência neste processo são múltiplas,
como vimos, mas penso que uma solida formação técnica e pedagógica dos
professores bem como o seu empenhamento são determinantes.
Comentário:
Com base na leitura do texto, se pode ver que apesar de ser um método de
ensino, o uso de tecnologias na escola depende muito da forma como é aplicado,
tendo suas vantagens e desvantagens. Se a tecnologia for somente implantada sem
saber o seu objetivo para o aprendizado, não tem sentido nenhum de ser
adicionada como um método, pois não terá um retorno produtivo dos alunos e para
o aprendizado deles. Mas se usado com todo o empenho do professor, será um
processo muito facilitador para o professor e eficiente para o aprendizado do
aluno.
PLANO DE AULA
Disciplina: Didática
Professoras: Jennifer e Jessica
Conteúdo: Limites e possibilidades das TIC
na educação
Carga Horária: 45 min
Turma: Didática 2016
Data: 28/09/2016
1.
Objetivos:
Mostrar que a
tecnologia é um método de ensino, que traz uma aula inovadora, que apesar de
ter seus benefícios tem suas dificuldades e limites.
2.
Conteúdo:
Limites e
possibilidades das TIC na educação;
3.
Procedimentos
Didáticos:
Iniciar
a aula apresentando o tema, e explica-lo através dos slides, abordando a turma
com perguntas. Após o término da explicação, apresentar um vídeo, que será como
algo complementar para o aprendizado dos alunos, e depois será aplicada uma
atividade.
4.
Recursos:
Slides,
quadro, pincel e vídeo complementar.
5.
Procedimentos de
Avaliação:
Por
ser uma aula expositiva a avaliação será feita durante a explicação do tema, e
na aplicação de uma atividade no final, seguida de socialização. Pois ao ver o
vídeo deverão associar ao tema, mais precisamente ao texto explicado em sala e
fazer uma comparação. Aonde o professor verá facilmente como foram os
resultados, se os objetivos foram alcançados e os alunos entenderam o conteúdo.
6.
Bibliografia:
-
Texto: Limites e possibilidades das TIC na educação. Disponível em:
http://s3.amazonaws.com/academia.edu.documents/30915238/dcart.pdf?AWSAccessKeyId=AKIAJ56TQJRTWSMTNPEA&Expires=1474481668&Signature=qLrbDuHyVqCy2NGhTd1Y0zy2gyA%3D&response-content-disposition=inline%3B%20filename%3DLimites_e_possibilidades_das_TIC_na_educ.pdf
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Vídeo: Por que usar tecnologia. Disponível em:
Síntese bem elaborada e um bom plano de aula. Apenas atentem para os objetivos...Não são de ensino, mas de aprendizagem. Referem-se ao que o aluno realizará e não o professor.
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